
O sonho de desconectar
A expressão “desconectar”, além de significar “liberar” o paraquedas principal para abrir o reserva, também é empregada no paraquedismo por pessoas que sonham em se “desconectar” da vida que levam, para realizar o sonho de viver de paraquedismo.
Há algum tempo, algumas pessoas nos solicitaram que montássemos um curso sobre “Como abrir e operar uma Área de Paraquedismo“.
Pois bem, o curso está pronto e será ministrado em um final de semana. Na apostila, colocamos modelos de todos os documentos necessários para montar e administrar uma atividade de saltos. Sua apresentação será dividida em cinco módulos:
1- Legislação. As leis federais, formato jurídico, clube, escola, ANAC, RBAC, DECEA, CBPq, CIS, Código Esportivo, STJD, responsabilidade civil e risco, Termo de Responsabilidade. Análise do risco, fatores geradoress, consequências e prevenção.
2- Finanças. Custo Fixo e custo variável, como calcular o custo e a margem dos produtos, planilha de custo de equipamentos e aeronaves, fluxo de caixa, investimento necessário, plano de contas, retorno sobre o investimento, análise de viabilidade econômica e financeira.
3- Marketing. O público-alvo, mix de produtos e serviços, preços, comunicação, critérios que determinam o sucesso na escolha do aeroporto e a localização do mercado-alvo, mídia tradicional, internet, site, Google, Facebook e mídias sociais, relações públicas, imprensa, promoções de venda, venda pessoal, boca-a-boca, comercialização, eventos, organização de competições e boogies.
4- Administração e Estratégia. Visão, missão, objetivos, estratégia, rotinas diárias, plano de segurança e gestão da qualidade, check lists, procedimentos, processos, empreendedorismo – o business plan, os recursos financeiros, investidores.
5- Operação. Pré-Operação, operação, manual de operações, manifesto, aeronave, piloto, staff, RTA, instrutor-chefe, instrução, duplos, equipamentos, equipe de terra, fun jumpers (atletas), triagem, briefing de segurança, meteorologia, a escolha e a motivação dos recursos humanos, segurança da operação e o sistema de gestão da segurança.
Ainda não temos a data e o local, mas os interessados podem entrar em contato diretamente conosco.
O curso será ministrado a partir de 2014, por Ricardo Pettená, que conta com a experiência de 10 mil saltos e 43 anos de paraquedismo, formação acadêmica em Marketing (ESPM) com pós-graduação em Economia de Empresas (PUC Campinas) e uma vida dedicada ao paraquedismo, desde o primeiro salto (1971), a abertura da escola Azul do Vento (1978), a implantação do AFF no Brasil (1982), 14 vitórias em Campeonatos Brasileiros (1974 a 2003), a área de saltos operada com Cessnas , depois com o Helio Courier, Soloy (Turbina), Comp Air (Turbina) e o Skyvan (Turbina) (1985 a 2010), seis anos de experiência coordenando a instrução em Deland (1990 a 1997), o desenvolvimento do método BBF como sócio fundador da Skydive University e seis anos como chefe do Comitê de Instrução e Segurança da CBPq.
O paraquedismo no Brasil está crescendo assustadoramente e você pode colher os frutos deste desenvolvimento.
Aproveite este curso objetivo e abrangente para encurtar o caminho e acelerar a realização do seu grande sonho, ser dono da sua própria área de saltos.
Sou Paraquedista, curto aventura no céu azul, o Ricardo Petená é um grande conhecedor do Paraquedismo, respeitado no meio dos melhores do Brasil.