O FIM DO STILETTO

0
  Sem categoria



O famoso elíptico da PD foi lançado ao mercado em 1993. Alcançou tremendo sucesso. Segundo palavras da própria PD “fiéis aficionados do Stiletto ainda podem ser encontrados em áreas de todo o mundo”.

O famoso elíptico da PD foi lançado ao mercado em 1993. Alcançou tremendo sucesso. Segundo palavras da própria PD “fiéis aficionados do Stiletto ainda podem ser encontrados em áreas de todo o mundo”.

Esse é o ponto de partida para esta discussão: a palavra “ainda”, na declaração da PD. Será chegada a hora do lendário elíptico pendurar as chuteiras?

Vamos aos fatos. Quando descreve as características de vôo do Sabre2 (http://www.performancedesigns.com/docs/Sabre2-Flight.PDF) e do Spectre (http://www.performancedesigns.com/docs/Spectre-Flight-Char.PDF) a Performance Designs utiliza uma mesma frase: “Comparativamente (NT: com Sabre2 ou Spectre), um Stiletto sai relativamente rápido de um mergulho.” Essa afirmação equivale a dizer que o arco de recuperação do Stiletto é mais curto que o dos Sabre2 e Spectre.

Ainda, em uma nota na qual se discutia iniciação ao swoop, Jonh LeBlanc, Vice Presidente da PD disse: “Eu acredito que o Stiletto não seja o melhor velame para se usar no aprendizado do swoop”.

Junta-se, a tudo isso o lançamento pela PD, em 2004, de novo velame elíptico de alta performance, o Katana, que tem sido descrito como sendo bem mais agressivo que o Stiletto. Não são poucos os que o vêem um degrau abaixo do PD Velocity.

Talvez o Katana seja uma resposta da PD ao Icarus Crossfire, elíptico com fama de nervoso que brigava no mercado com o Stiletto. Talvez o Katana seja uma resposta da PD ao próprio Stiletto.

Passaram-se mais de dez anos desde o seu lançamento. Dificilmente um design concebido em uma época onde mal existia a palavra swoop poderia se manter atualizado por mais de uma década.

Não são poucos os seus defensores. Já escutei, diversas vezes e de atletas diferentes, que ele é o melhor velame do mundo, que não o trocariam por nada. Mas é importante ressaltar que isso não significa que esteja atualizado. Muita gente ainda ama o PD 9 Células, muita gente ainda compra VW Kombi. Demanda não é sinônimo de modernidade.

Mas a PD faz mistério. Não anuncia o Stiletto 2 e não confirma o Katana como seu sucessor. O Sabre2 veio ao mercado 12 anos após o Sabre original. Enquanto escrevo este artigo, agosto de 2005, o Stiletto se aproxima de completar seu décimo terceiro aniversário…

Uma coisa é certa. Pilotos experientes extraem uma performance extraordinária dele. Em campeonatos de pilotagem de velames não é raro o desempenho de um Stiletto esbarrar no de um Velocity, pelo menos em matéria de velocidade. Mas o fator predominante nesses resultados é a experiência do piloto, que leva a asa a seus extremos. Para quem acha exagerado, basta ver o vídeo do Scott Miller fazendo swoop com um Navigator para entender como a habilidade do piloto faz a diferença.

Então, lanço a questão: o fim do Stiletto está próximo?

Abraço a todos,
Márcio Rossi

PARTICIPEM DO FÓRUM: O fim do Stiletto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.