A Longa Jornada

0
  Sem categoria




Titulo Original: The Long Haul
Texto: Brian Germain
Tradução: Marcio Rossi
Fonte: Dropzone.com
http://www.dropzone.com/cgi-bin/safety/detail_page.cgi?ID=560

Há muitas áreas neste esporte à quais podemos nos dedicar, são diversas as oportunidades de aprimoramento. Concentrando-se seriamente em uma única disciplina, é possível se alcançar expressiva notoriedade em um período relativamente curto de tempo. Através da utilização de técnicas avançadas de treinamento, personal coaching e túnel de vento, os pára-quedistas de hoje são capazes de atingir significante proficiência em apenas alguns meses de participação no esporte. Muito embora a veloz retribuição de nossos anseios seja tentadora e recompensadora em curto prazo, há um objetivo maior, mais importante. Nós devemos sobreviver.
É difícil enxergar o grande cenário das nossas vidas a partir do onde estamos em determinado momento. Nós nos esquecemos que as medalhas pelas quais nos empenhamos tão duramente não significarão muita coisa quando estivermos mais velhos. Elas serão apenas algo a mais para encaixotar quando nos aposentarmos em alguma praia ensolarada. No final das contas, as coisas mais importantes dependerão de escolhas do passado que desejaremos terem sido diferentes. Torcer um tornozelo hoje pode parecer uma coisa menor, mas daqui a 50 anos será algo que nos afetará quer possamos ou não saltar novamente.

Imagine-se daqui a 40 ou 50 anos. Você ainda está saltando? Você sente dores nas juntas por causa de um pouso ruim? A qualidade da sua vida no futuro depende de escolhas que você faz hoje. Se aquele sábio velhinho que você será um dia pudesse de alguma forma se comunicar com você hoje, talvez ele dissesse algo do tipo: “Pare de maltratar meu corpo!”

Somos inseguros quando somos jovens. Somos tão incertos sobre quem somos que sentimos certa necessidade de nos colocar à prova sempre que há oportunidade. Nós achamos que nossa identidade se baseia em nossa mais recente performance. Somos capazes de grandes esforços para demonstrar ao mundo quem somos e frequentemente pagamos um preço alto por nossa impulsividade. Objetivos de curto prazo evitam considerar qualquer coisa que não contribua para sua realização. Se parecer legal usando um equipamento ok é sua maior prioridade, talvez você se veja entrando para o clube dos pára-quedistas mortos antes que se passe muito tempo.



Detesto soar como um agourento. As pessoas acham que preocupar-se com segurança significa que você tem que ser chato. Não é verdade, de jeito nenhum. Nós podemos nos divertir; só não devemos pisar tudo no acelerador se quisermos controlar para onde vamos. Os sobreviventes mais antigos neste esporte parecem todos possuírem essa perspectiva, independentemente de falarem ou não sobre isso. Nós nos sentamos em volta de nossos trailers nos boogies, balançando nossa cabeça em condenação ao ridículo comportamento que se repete uma vez atrás da outra. Nós vemos as pessoas cometerem os mesmos erros do no ano passado e de vinte anos antes disso. É como se a mensagem não conseguisse ser transmitida ou algo assim. A mensagem é “Acalme-se, essa é uma longa jornada.”

Em todo salto existe um jeito para sua vida terminar. Não importa quantos saltos você tenha em sua caderneta, a Morte está aguardando seu momento de distração. Ela está procurando aquele detalhe para a qual você não está preparado. Isso não exige seu medo, mas sua atenção. Se você quer participar do Campeonato de Swoop para maiores de 60 anos, você deve parar de se colocar à prova a todo instante e se concentrar nas coisas que realmente importam.

A verdadeira identidade do pára-quedista não reside em quantas medalhas ele ganhou ou no estilo de seus swoops, mas por quanto tempo e o quão seguramente salta. Não existem Skygods com menos de 60 anos. Se você quiser experimentar, fique vivo.

BG



Brian Germain é autor do livro The Parachute and its Pilot, com um texto didático sobre pilotagem de velames, e também de Vertical Journey, um livro educativo e ilustrado sobre freefly. Brian também é presidente da Big Air Sportz, fabricante americana de velames, e ministra cursos de pilotagem de velame em todo o mundo. Para saber mais à respeito de Brian ou para encomendar um livro, clique em www.BrianGermain.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *