Enviada: Wed Feb 03, 2010 10:54 pm Assunto:
Fala moçada,
nao sou medico, mas quanto ao ombro, sei que no tunel de vento força bastante, pois ja vi gente ter q sair por causa de dor e perder seçao por causa disso. Nao sei o motivo. Mas acontece...
Apesar do tunel ser bem mais turbulento que a queda livre, acho q deve olhar com cuidado isso ai, pq no tunel sai dele e pronto, ja na queda livre seria complicado comandar e navegar o velame.
Se nao me engano, no ultimo Encontro Internacional, teve um pqd que sofreu algo no ombro em queda livre e acabou comandando o reserva direto, por nao conseguir comandar o principal por causa da dor que sentia.
Entao amigo, olha direito isso dae, pq como vc deve saber, nao eh aquela exigencia absurda no ombro nao, mas vc sofre uma força do vento forçando o ombro pra cima, ou seja, bem diferente do dia-a-dia e, portanto, onde a musculatura nao eh tao forte.
Sugiro, se conhecer, procurar um medico paraquedista(que sao varios) de preferencia, pois o medico comum nao fará ideia da real exigencia, o que tb eh melhor que nada...hehe.
Oi Jé.
Olha, sou médico pqd e, embora seja ginecologista, dá para ter alguma noção de ortopedia...
Jé, primeiramente vc precisa de um diagnóstico, sem o q vc jamais terá um tratamento adequado ( ou seja, se vc tem uma luxação de ombro o tratamento será um, mas se o problema for uma tendinite, o tratamento será outro ), então procure já um bom ortopedista para avaliar seu caso e recomendar o tratamento adequado. Há relatos de pessoas que deslocam o ombro em aberturas violentas ( provavelmente ombro com luxação prévia ).
Quanto ao preparo muscular, acho q será mais importante para o pouso ( Há alguns anos, saltando no boogie Guarani, levei o maior tombo no pouso pq lá pelo 10º salto não tive mais força suficiente para manter o freio até o final - ainda bem q foi na grama, rs ). Vc também diminui o risco de lesões se tiver pernas fortes no caso de um pouso "forte".
Para a queda livre creio ser mais importante a consciência corporal, concentração e relaxamento.
Valeu?
Abraço e muitos e bons saltos e pousos!!